Ontem, o Facebook fez um comunicado indicando onde pretende focar os esforços relacionados ao WhatsApp Business.

E, para quem utiliza o WhatsApp comercial, há novidades!

As áreas que terão ainda mais investimentos serão:

Compras: “Expandiremos as formas de as pessoas verificarem os produtos disponíveis e fazerem compras diretamente no chat”, informa o comunicado. Essa expansão já era esperada, desde o momento em que o WhatsApp lançou a funcionalidade de catálogo de produtos e pagamentos pelo aplicativo.

No Brasil, os pagamentos através do aplicativo estão indisponíveis, pois ainda não foram liberados pelo Banco Central. As pequenas empresas e negócios deverão ser os mais beneficiados por essas mudanças.

Serviços de hospedagem do Facebook: “…forneceremos uma nova opção para que as empresas gerenciem suas mensagens do WhatsApp por meio de serviços de hospedagem que o Facebook planeja oferecer. Oferecer essa opção tornará mais fácil para pequenas e médias empresas vender produtos, manter seu estoque atualizado e responder rapidamente às mensagens que recebem – onde quer que seus funcionários estejam.”

Para acompanhar todas essas mudanças, a plataforma pretende firmar parcerias estratégicas, como a Zendesk e a Sprinklr, para oferecer serviço de hospedagem e gerenciamento do atendimento ao cliente. Com isso, será possível gerenciar mais variáveis do seu negócio, como produto e estoque, e não somente mensagens.

Serviços Comerciais: alguns dos serviços oferecidos pelo WhatsApp Business passarão a ser cobrados, mas não foram divulgados quais. Vamos aguardar as próximas novidades!

No final, inseriram um vídeo explicativo sobre como imaginam que será o futuro das mensagens comerciais pelo app.

Ou seja…

Diante de todas as mudanças de hábito dos consumidores, que preferem trocar mensagens rápidas com as empresas, o WhatsApp Business vem trazendo funcionalidades que pretendem melhorar esse contato e facilitar as compras para os usuários.

Inicialmente, a ideia do Facebook é fazer com que o app seja indispensável para os negócios, independente de seu tamanho.

Depois, passar a cobrar por alguns desses serviços comerciais.

E você, o que achou das novidades do WhatsApp Business?

Siga a Farnesi Digital para mais conteúdos! Estamos no YouTube, Facebook e Instagram!