WordPress 5.5 foi lançado hoje cedo (11 de Agosto de 2020) e é o segundo grande lançamento de 2020.

Esta nova versão vem com muitas melhorias, muitas delas focadas no editor de blocos do WordPress. Ele também inclui alguns recursos há muito esperados que estão fazendo sua estreia com este lançamento.

Neste artigo, vamos compartilhar o que há de novo no WordPress 5.5 e quais recursos você deve experimentar depois de atualizar seus sites.

 

WordPress 5.5 é uma versão principal e, a menos que você esteja em um serviço de hospedagem WordPress gerenciado , terá que iniciar manualmente a atualização.

Importante: não se esqueça de criar um backup completo do WordPress antes de iniciar a atualização.

Editor de bloco aprimorado no WordPress 5.5

O editor de bloco é onde você passa a maior parte do tempo criando conteúdo para o seu blog do WordPress . Ele tem sido mantido regularmente e cada versão do WordPress traz melhorias para o editor de blocos.

O WordPress 5.5 traz algumas mudanças significativas para ajudá-lo a usar o editor de blocos de forma mais eficiente.


Diretório de Bloco Integrado

O WordPress 5.5 agora vem com um diretório de bloco integrado. Isso significa que se você deseja adicionar um bloco que não está disponível em seu site, verá automaticamente sugestões do diretório de blocos.

Bloco de diretório no WordPress 5.5

O diretório de blocos é essencialmente uma coleção de plug-ins do WordPress que permitem adicionar diferentes tipos de blocos ao seu site. Isso não inclui plug-ins de biblioteca de blocos que vêm embalados com vários blocos WordPress úteis que você pode usar imediatamente instalando um único plug-in.


Mudanças na IU no Editor de Bloco

Talvez a coisa mais notável no WordPress 5.5 sejam as melhorias visuais no editor de blocos. Bordas e realces foram aprimorados para tornar o editor de blocos mais acessível.

IU do editor de bloco aprimorada

O botão ‘Adicionar novo bloco’ (+) agora está mais visível e se parece mais com um botão com fundo preto.


Editar imagens dentro do editor de bloco

O WordPress 5.5 permite aos usuários editar imagens dentro do editor de blocos. Você pode ajustar a altura, largura, proporção da imagem, corte e girar da imagem sem sair do editor de postagem.

Edição de imagem inline no WordPress 5.5

Obviamente, você também pode realizar a edição básica de imagens na biblioteca de mídia. No entanto, a edição de imagens em linha agora ajudará novos usuários a descobrir facilmente essas opções de edição integradas.


Apresentando Padrões de Bloco

O editor de blocos já tinha blocos e grupos reutilizáveis que permitiam aos usuários salvar os blocos mais comumente usados ​​e reutilizá-los.

O WordPress 5.5 adiciona um novo recurso chamado padrões de bloco. Esses são blocos comumente usados ​​com configurações pré-definidas que você pode adicionar instantaneamente.

Padrões de blocos no WordPress 5.5

Isso permite que você crie rapidamente layouts de página enquanto mantém a consistência de estilo em seu site. Existem alguns deles já disponíveis no 5.5. Mais chegarão à medida que os temas e plug-ins do WordPress registrem seus próprios padrões de bloco.


Navegação e movimento de bloco aprimorados

Um problema comum que muitos iniciantes enfrentam é a navegação em blocos. Particularmente se você estiver usando blocos aninhados como colunas ou grupos, então se tornou um pouco difícil selecionar o bloco pai ou mover um elemento filho dentro dele.

O WordPress 5.5 agora vem com uma navegação de bloco muito melhor, tornando mais fácil selecionar o bloco pai ou um elemento aninhado dentro dele. Você também pode mover blocos agarrando a alça e arrastando-os e soltando-os.

Movendo-se entre os blocos e navegando pelo editor no WordPress 5.5

Atualize automaticamente o tema e os plug-ins do WordPress

O WordPress 5.5 dá um grande salto em direção à segurança ao introduzir atualizações automáticas para plug-ins e temas do WordPress.

Agora você pode simplesmente ir para a página Plug-ins e habilitar as atualizações automáticas para qualquer plug-in WordPress instalado em seu site.

Ativar atualizações automáticas para plug-ins do WordPress

Você também pode fazer o mesmo para temas WordPress. Basta ir para a página Aparência »Temas e clicar em um tema para selecioná-lo. No pop-up de visão geral do tema, você encontrará a opção de ativar as atualizações automáticas para esse tema.

Tema de atualização automática do WordPress

Essa funcionalidade já estava disponível no WordPress, mas você teve que alterar a configuração do WordPress ou usar um plug-in de terceiros para gerenciar as atualizações automáticas . O WordPress 5.5 agora tornou incrivelmente fácil garantir que seus sites estejam sempre executando o código mais recente.

Atualizar plug-ins enviando uma nova versão

Normalmente, você atualizaria os plug-ins do WordPress com atualizações automáticas ou clicando na notificação de atualização. No entanto, às vezes você pode ter que atualizar um plugin manualmente.

Nesse caso, sua única opção era usar um cliente FTP para fazer o upload da nova versão. O WordPress 5.5 corrigiu esse problema e agora você pode simplesmente ir para a página Plugins »Adicionar Novo e fazer o upload da nova versão como faria com qualquer novo arquivo zip do plugin.

Carregar arquivo zip de plugin

O WordPress detectará automaticamente que você já tem esse plug-in instalado e o novo arquivo contém uma versão diferente. Isso permitirá que você ‘Substitua a versão atual pela carregada’.

Substitua o plugin existente por uma nova versão

Você também pode fazer o mesmo com os temas. Basta ir para a página Aparência »Temas e clicar no botão ‘Adicionar novo’ na parte superior.

Depois disso, clique no botão Carregar tema para carregar seu arquivo zip de tema. O WordPress detectará automaticamente o tema existente e lhe dará a opção de ‘Substituir a versão atual pela carregada’.

Substitua o tema por uma versão atualizada

Carregamento lento para imagens

O WordPress 5.5 agora carrega imagens lentamente em seu site. Isso significa que ele carregará apenas as imagens que estão visíveis para o usuário na tela e atrasará o carregamento de outras imagens.

O WordPress agora o torna um recurso padrão para todos os sites, adicionando o atributo ‘loading’ à tag img. Este atributo é compatível com todos os navegadores modernos (exceto Safari).

Imagens de carregamento lento no WordPress 5.5

Isso melhora significativamente a velocidade e o desempenho do seu site . Isso também é bom para empresas de hospedagem WordPress , ISPs e as interwebs em geral.

O WordPress capacita mais de 35% de todos os sites na Internet; essa grande melhoria na velocidade economizará muita largura de banda, recursos de servidor e eletricidade.

Os Sitemaps XML padrão no WordPress

O WordPress 5.5 agora publicará mapas de sites XML automaticamente para o seu site. Um sitemap XML é um arquivo que lista todo o conteúdo do seu site em formato XML. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa como o Google a descobrir e indexar facilmente o seu conteúdo.

Os Sitemaps são uma parte crucial do WordPress SEO e esse recurso ajudaria muitos iniciantes que não estão seguindo as práticas recomendadas de SEO.

No entanto, os Sitemaps XML do WordPress padrão são bastante limitados em recursos e funcionalidades. É por isso que os dois principais plug-ins do WordPress SEO, All in One SEO e Yoast SEO continuarão fornecendo seus próprios mapas de sites XML.

Se você já estiver usando um plugin de  SEO ou um plugin de  Sitemaps, não precisa fazer nada. Esses plug-ins desabilitarão automaticamente os sitemaps XML padrão do WordPress.

Mudanças internas no WordPress 5.5

Temas WordPress usando get_custom_logo()ou the_custom_logo()não adicionarão um link para a página inicial quando a página inicial for exibida. ( Ver detalhes )

Os desenvolvedores de tema agora podem passar argumentos entre arquivos de modelo. ( Ver detalhes )

Os desenvolvedores agora podem definir termos padrão para taxonomias personalizadas. ( Ver detalhes )

WordPress 5.5 inclui bibliotecas externas atualizadas como phpMailer, SimplePie, Twemoji e muito mais. ( Ver detalhes ).

Os desenvolvedores podem controlar as opções de atualização automática desabilitando, habilitando ou bloqueando-as seletivamente para plug-ins ou temas específicos. ( Ver detalhes )

Os Dashicons serão atualizados e incluirão 65 novos ícones. ( Ver detalhes )

O WordPress 5.5 virá com a capacidade de verificar problemas de compatibilidade do PHP com mais eficiência. ( Ver detalhes )

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender o que há de novo no WordPress 5.5. Estamos particularmente entusiasmados com imagens de carregamento lento e alterações no editor de blocos.

Qual é o seu recurso favorito no WordPress 5.5? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Se você gostou deste artigo, inscreva-se em nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Instagram e no Facebook.

 

Fonte: WPBeginner