Buscando  saber mais sobre hospedagem cloud? Então você veio ao lugar certo! neste texto vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre computação em nuvem e explicar o porque desse serviço ser tão importante para o  desenvolvimento de sites em WordPress.

O que é a hospedagem cloud?

Os sistemas de computação em nuvem (cloud computingmelhoraram o dia a dia de quem depende da internet para trabalhar. Um bom exemplo dessa revolução, são os programas Google Drive e o Dropbox, softwares de armazenamento e compartilhamento de arquivos que fazem parte da rotina de milhares de pessoas mundo afora. Através do cloud computing você consegue guardar vídeos, áudios, planilhas, imagens e textos na internet, tendo a oportunidade de acessar tais arquivos quando e onde quiser.

O mais interessante é que o  Cloud Computing não se limita apenas à possibilidade de você ter um lugar para armazenar as suas fotos, músicas e documentos de trabalho, suas funções vão muito além e é isso que falaremos neste texto.

Esse tipo de tecnologia não se restringe somente ao armazenamento, mas também a algo fundamental para qualquer projeto web: a hospedagem de sites. E é aí que entra a Hospedagem Cloud. Também chamada de hospedagem em nuvem, esse tipo de serviço é uma modalidade prática e ágil de hospedagem, possibilitando que o site tenha condições de exercer as suas funções fazendo o uso de velocidade e bom desempenho.

O bom funcionamento deste tipo de sistema de hospedagem cloud baseia-se em disponibilizar um ou mais servidores virtuais que trabalham em conjunto em vários lugares distintos, sendo nenhuma delas física. Desta maneira, se hospedam arquivos online e o sistema garante a proteção dos dados caso ocorra alguma falha técnica ou de segurança. Com certeza, um dos principais pontos oferecidos pela cloud computing é a sua flexibilidade comparado à de um servidor físico. A nuvem oferece espaço virtual dependendo da demanda do negócio, suportando níveis altíssimos de memória, onde é possível aumentar ou diminuir dependendo da necessidade atual da organização sem precisar gastar muito dinheiro.

Na nuvem, é possível pagar somente pelo que utiliza, uma alternativa para negócios que tem crescimento progressivo. Ao contrário do servidor físico, que oferecem recursos limitados e não dispõe dessa flexibilidade, e para adicionar recursos é necessário um investimento muito alto. Além do mais, outro ponto que mais chama atenção dos empreendedores no modelo de cloud computing é o acesso flexível. isto é, quando uma aplicação está na nuvem, como um e-mail por exemplo, os colaboradores têm a disponibilidade de acessar o seu e-mail corporativo de onde estiver e qualquer dispositivo, estando dentro ou fora da empresa.

Você sabe porque a hospedagem cloud é tão importante para sites WordPress?

Uma das grandes mudanças que esse tipo de hospedagem de site trouxe para o dia a dia das empresas é o fato de que ela permite elaborar estratégias e solucionar problemas, mantendo a alta performance. Por trabalhar com espaços virtuais, a hospedagem em nuvem possibilita que cada máquina virtual tenha os seus recursos aumentados ou reduzidos, inclusive esse procedimento pode ser feito sem precisar desligar o servidor.

Por causa dessa característica, a hospedagem cloud é tida como flexível, o que a torna ainda mais dinâmica, com desempenho de um projeto online baseado nesse estilo de hospedagem. Desta maneira, é possível tornar os projetos web escaláveis, e saber exatamente quando podemos aumentar ou reduzir os custos.

Quando devo contratar o serviço de hospedagem cloud?

É bom sempre ter em mãos os dados de tráfego do site e analisar quais são as necessidades de hospedagem. Por exemplo: para manter o desempenho diante de um tráfego elevado, o serviço de hospedagem cloud é recomendado.

Entre as vantagens que esse tipo de hospedagem vai trazer para o seu site estão a maior capacidade de processamento e também mais elasticidade,isso porquê com ela será possível aumentar e reduzir conforme você achar necessário. Além disso, ela também é segura, já que os dados são protegidos por meio de criptografia.

Caso ainda reste dúvida, vale lembrar que hospedagem cloud tem todos os requisitos necessários de privacidade e segurança. O provedor da nuvem é o total responsável por manter a integridade das informações armazenadas, o que podem ser feito através da criptografia de dados, controle de acesso, rotina de backup, biometria e senhas, atualizações constantes para corrigir bugs e panes no sistema, etc. Tudo o que é indispensável para não comprometer a privacidade e proteção da infraestrutura.

No servidor físico interno, a própria empresa fica responsável pela segurança das informações, exigindo experiência que resulta na contratação de profissionais qualificados, investimento em estratégias e soluções de segurança, além do backup. Então, com todos esses pontos, fica fácil perceber que a hospedagem cloud sem dúvida é a opção mais vantajosa para quem deseja um método hospedagem mais confiável, seguro e de alta performance.

Aqui na Farnesi Digital temos diversos serviços de hospedagem cloud disponíveis para o seu negócio, seja ele um site padrão ou e-commerce. Todos os nossos planos contam com SSL grátis (Let’s Encrypt), backup semanal automático, suporte e monitoramento 24×7, CDN (garante maior performance), WAF (firewall de aplicação), cache, migração grátis por nossos especialistas WP e gerenciamento de DNS. Ficou com dúvidas? Não deixe de entrar em contato e traga para a sua empresa o que há de melhor em tecnologia e segurança em hospedagem cloud otimizada para o seu WordPress.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais.