Nesta quarta-feira, 14/10, o Google anunciou as novidades do Google Analytics.

Todas as novidades são relacionadas ao recurso App + Web, que teve sua versão beta lançada ano passado.

Confira as principais novidades:

As Análises Preditivas ganham maior destaque

A atual versão do Google traz modelos de aprendizado de máquina (machine learning), que mostra insights úteis ao usuário, além de fornecer um entendimento sobre o perfil dos seus clientes em todos as plataformas e dispositivos.

Foco no e-commerce

A nova versão do Google Analytics pode informar ao usuário sobre tendências significativas nos dados, como, por exemplo, quais produtos estão vendendo mais, de acordo com as necessidades de seus clientes. É possível, ainda, prever algumas ações que os clientes possam realizar, através do recurso de cálculo de probabilidade de perda de clientes (churn), que facilita a tomada de decisão nas ações de retenção do cliente.

Maior interação com o Google Ads

Através dessa interação, será possível criar públicos (audiências) que trarão experiências mais significativas e proveitosas aos clientes, independente de onde e como eles escolham se envolver com a empresa.

Visão sistêmica e foco no cliente

A partir de agora, o Analytics oferece medição focada no cliente, e não mais apenas por dispositivos ou plataforma.

Segundo a vice-presidentes de plataformas de medição, análises e compra do Google, Vidhya Srinivasan, “o novo GA está desenhado para se adaptar a um futuro sem cookies ou identificadores de navegação do usuário. Nós passamos a usar um enfoque flexível de medição e, no futuro, isso incluirá modelos para preencher vazios onde os dados podem estar incompletos”.

Maior e melhor entendimento sobre o perfil dos clientes

Será possível entender mais profundamente o perfil dos clientes, em todo seu ciclo de vida, desde a compra até a conversão e retenção. Essas são informações extremamente importantes para as empresas, uma vez que é necessário estarem atentas às necessidades de seu público, que mudam muito rápido, acompanhando-as em tempo real e traçando estratégias eficazes para manter seus clientes.

O que vem por aí?

Podemos aguardar ainda mais métricas preditivas, uma vez que a tendência é que a inteligência artificial e modelos de aprendizado de máquina guiem, cada vez mais, os processos de tomada de decisão na plataforma.

Como acessar à nova versão do Google Analytics?

O Google sugere criar uma propriedade nova do Google Analytics 4 (antes chamado de propriedade App + Web), juntamente com suas propriedades já existentes. Assim, você não perde seus dados atuais e passa a coletar novos, dentro dessa nova propriedade.

Confira o artigo original clicando aqui.

Gostou das novidades do Google Analytics? Siga a Farnesi Digital no YouTubeFacebook e Instagram, para mais conteúdos!