Em outros tempos, os profissionais da área de marketing se baseavam em experiências passadas para entender o comportamento do consumidor na hora da compra e da aquisição de novos produtos. 

Ao recorrer a métodos mais tradicionais, como grupos pontuais e pesquisas, os especialistas da área da publicidade construíam uma imagem do cliente e analisavam os dados disponíveis conforme a expectativa do grupo avaliado.

Por esse motivo, as informações tendiam a ser mais limitadas. Ainda assim, a ação se mostrava bastante vantajosa para visualizar como o produto poderia se posicionar em relação à concorrência.

No entanto, os tempos mudaram, principalmente com o advento da tecnologia e com a chegada da internet na sociedade civil. 

Hoje em dia o Marketing Digital é orientado a partir de dados que podem ser mensurados em um curto espaço de tempo, inclusive em tempo real, com serviços voltados para as redes sociais e outros aplicativos disponíveis para internautas plugados à rede mundial de computadores. 

Essa nova realidade permite que as empresas possam compreender, de forma pontual, como funcionam os hábitos da população sob diversas vertentes e caminhos, de forma detalhada e contínua, permitindo uma atuação mais centrada e eficaz. Inclusive, com custos reduzidos. 

Isso ajuda a impulsionar o comportamento do consumidor e aumentar substancialmente os ganhos de uma empresa, desde que utilize as informações de maneira correta. 

Marketing orientado no mercado consumidor

O marketing orientado de dados parte do pressuposto de que são informações obtidas de diferentes fontes, e então analisados e utilizados para direcionar os esforços de divulgação em uma campanha publicitária. 

Os dados informam o plano, com uma importância significativa, pois permite maior variedade de informações e pode conduzir as estratégias propostas em um planejamento de marketing. 

Ou seja, não se trata de suposições, conhecimentos limitados ou com amostras de pesquisa desatualizadas. 

Pelo contrário, são dados que permitem a tomada de decisões de forma guiada, de acordo com a coleta e análise de cada ponto a partir de ações que permeiam:

  • Definição de objetivos;
  • Elaboração de estratégia de marketing;
  • Implementação de planejamento;
  • Reunião e análise de dados;
  • Tratamento de resultados;
  • Avaliações constantes e adequações.

Tudo isso permite a análise do comportamento do consumidor, envolvendo de maneira eficiente a realização de pesquisas de mercado, inclusive grupos de nicho, sobre como as pessoas consomem, compram e usam os bens e serviços. 

Isso é muito importante para as empresas que buscam vender produtos e serviços para o maior número possível de clientes em potencial. 

Como usar comportamento do consumidor para vender

Entender o comportamento do consumidor ajuda as empresas e os profissionais da área de marketing a preverem padrões de comportamento antes de realizar uma venda, identificando potenciais negócios.

Para isso, é preciso entender que há 4 fatores psicológicos que influenciam as decisões de compra, e que podem ser utilizados para ampliar a visão sobre as estratégias necessárias para influenciar o consumidor, sendo eles:

  1. Econômico;
  2. Pessoal;
  3. Psicológico;
  4. Social.

No fator econômico, é preciso entender o cenário macro, como a situação em que um país se encontra, ou mesmo o mundo, dado a economia global; e no micro, como renda pessoal e familiar, além do crédito na praça – que podem influenciar o comportamento do consumidor e definir a venda.

O segundo fator, pessoal, trata exatamente desse ponto, em que pode incluir características próprias do consumidor, como idade, gênero, ocupação profissional, cultura e antecedentes comerciais, vivências e visão de mundo.

O fator psicológico trata da atitude, da motivação, da personalidade e das crenças de uma pessoa. Isso não é tão fácil de mensurar de forma tangível, mas ainda assim tem o poder de influenciar sobre as decisões de compras  pode ser acompanhado com base em outros comportamentos na internet e as interações realizadas com a marca.

A interação humana trata do fator social. Um anúncio no Instagram Ads pode influenciar no comportamento de compra. Isso inclui a afinidade com amigos e familiares, a comunidade física, o ambiente de trabalho ou mesmo a escola. 

O direcionamento proposto pelas empresas

Houve uma revolução diante de tantos dados disponíveis, e eles estão sendo produzidos e disponibilizados de forma digital, instantânea e acessível às empresas. 

Basta imaginar o número de cliques que uma pessoa faz ao fazer uma pesquisa online, ou nos pontos de localização disponíveis em um celular smartphone, que permite a detecção de restaurantes próximos de alguém.

Por isso é importante que as empresas saibam a importância dos meios digitais, como anunciar no Google Ads e estabelecer estratégias que unem os dados a favor da divulgação em massa para um público cada vez mais conectado à internet e ao mundo virtual.

As empresas devem seguir um caminho sem volta, incluindo as possibilidades online no planejamento de marketing, mesmo que a jornada do cliente se mostre mais centrada em cliques e situações voltadas para o mercado digital. 

Enfim, é importante que toda empresa entenda como funciona o Facebook Ads e outras mídias sociais e digitais, pois o comportamento do consumidor está se voltando para um novo patamar.

Conclusão

A coleta de dados é a nova maneira de fazer negócios, e isso vai servir para impulsionar toda e qualquer campanha de marketing, identificando hábitos e comportamentos mais comuns nos ambientes online, principalmente no nicho de atuação. 

Entender todas as informações sobre os clientes e o comportamento do consumidor vai atingir as áreas de atendimento, vendas e publicidade, impactando diretamente no crescimento do negócio e nas oportunidades de venda.