Para melhorar o tempo de carregamento de seu site, é importante otimizar as imagens. Neste artigo, vamos falar um pouquinho sobre o Smush, plugin que pode te ajudar nessa atividade.

Ao otimizar seu site, consequentemente, melhora a experiência dos usuários, uma vez que ele carregará mais rapidamente. Além disso, pode melhorar a indexação do site nas ferramentas de busca, como o Google, por exemplo, e aumentar o tráfego e conversões.

Também ajuda a diminuir o índice de desistência nos acessos de seu site, por melhorar o tempo de carregamento das páginas. Segundo uma pesquisa realizada pela Akamai, em 2016, 47% dos usuários responderam que sua expectativa é de que a página de um site carregue, completamente, em apenas 2 segundos! Para chegar o mais próximo desse resultado, é necessário otimizá-lo.

A partir desses dados, podemos confirmar que os usuários estão cada vez mais exigentes e que não gostam de desperdiçar seu tempo. Então, se o seu site não carregar rapidamente, é provável que o cliente desista e vá procurar o produto ou serviço em outro lugar.

Inclusive, o próprio Google sugere que os sites carreguem uma página entre 0,5 e 2 segundos.

Agora, você pode pensar: Mas, o que tem a ver os dados dessa pesquisa com as imagens que eu coloco em meu site? O tamanho delas tem influência direta no tempo de carregamento dele.

De que forma a imagem prejudica a otimização do seu site WordPress?

O tamanho ou formato das imagens que você utiliza podem prejudicar a otimização do seu WordPress ou loja virtual (WooCommerce). A cada imagem inserida, é gerada uma nova requisição, portanto, é importante analisar quais imagens são necessárias e quais você pode remover.

Atentar-se ao tamanho e formato das imagens escolhidas, e a remoção daquelas que forem desnecessárias, ajudará bastante na otimização de seu WordPress.

Bom, você já sabe que o tamanho e formato das imagens influenciam, diretamente, na otimização do seu website, certo? Então, agora, vamos conhecer o plugin que vai te ajudar nessa tarefa!

Smush, o plugin de otimização de imagens do WordPress

Qual é a impressão que você deseja causar em seu cliente ao visitar seu site?

Para que ela seja boa – afinal de contas, “a primeira impressão é a que fica” – é importante que as imagens tenham boa qualidade. Mas, geralmente, elas costumam ser arquivos pesados, o que pode afetar a otimização de seu site.

Mas, e agora? Como fazer para ter imagens de alta resolução no site, sem prejudicar a otimização dele? Calma… é só usar o Smush! O plugin redimensiona as imagens, sem afetar a qualidade delas!

O Smush é um plugin gratuito, que pode ser baixado do repositório oficial do WordPress, e tem mais 1 milhão de instalações ativas.

Confira algumas funções do plugin:

  • Configura e define o tamanho ideal para suas imagens, através do redimensionamento de imagens.
  • Comprime as imagens, sem perder a qualidade delas.
  • Processa imagens nos formatos PNG, JPEG e GIF.
  • Sem limites de otimização de imagens: você pode otimizar quantas imagens quiser, sem limites diários, desde que elas tenham até 5MB de tamanho.
  • Realiza uma varredura, buscando possíveis imagens do seu site que estejam fora dos padrões ideais de otimização.
  • Otimização automatizada: ao instalar o plugin em seu site, todas as imagens serão otimizadas, automaticamente, ao realizar o upload.
  • Lazy Loading: a função lazy loading, as imagens só carregarão quando o usuário se aproximar delas.

Há a versão PRO do Smush, que oferece mais funcionalidades do plugin.

Benefícios que o Smush pode trazer para seu site WordPress

Utilizando o Smush para otimizar as imagens do seu site, menos espaço será ocupado com imagens no seu servidor. Isso quer dizer que você poderá usar esse espaço livre para outras funções do WordPress.

Lembrando que a otimização traz mais rapidez no carregamento da sua página e, também, permite que o usuário que acessa o seu site através de dispositivos móveis possa ter uma maior economia de dados.

Além de todos esses benefícios, a otimização poderá ajudar a melhorar o seu rankeamento/posicionamento nos mecanismos de busca, e melhorar a experiência dos usuários ao navegarem pelo seu site.

Conclusão

Nesse artigo, buscamos trazer a importância da otimização das imagens escolhidas para o seu site, e de que maneira elas podem prejudicar a sua boa performance. Também falamos sobre algumas funcionalidades e benefícios do Smush para o seu WordPress.

Um último ponto bacana sobre a otimização de imagens: é uma das técnicas de SEO usadas para dar aquele up em sites WordPress!

E você, já conhecia o Smush? Utiliza alguma outra ferramenta ou plugin para otimizar suas imagens?

Para mais conteúdos como esse, siga a Farnesi Digital no YouTube, Facebook e Instagram!