Segundo uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, em 2019, 74% dos consumidores brasileiros preferem fazer suas compras virtualmente, via e-commerce, tanto pela praticidade e conforto, como pelos valores, que, muitas vezes, podem ser mais baixos que os praticados pelas lojas físicas.

Diante desses dados, é importante pensar em estratégias que diferenciem sua empresa e atraiam mais clientes para seu e-commerce! A seguir, confira 8 dicas para alavancar suas vendas pela internet!

Fonte: Pag|Brasil

 

1. Escolha a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

Seu cliente deseja ter a melhor experiência na hora das compras. Para isso, é preciso escolher uma boa plataforma de vendas online.

Uma ótima opção para quem utiliza o WordPress é o plugin WooCommerce, que é uma plataforma de e-commerce utilizada em todo o mundo. Com ela, é possível adicionar várias formas de pagamento à sua loja virtual, controlar o estoque, ter facilidade no controle das operações, oferecer cupons de desconto aos seus clientes, acessar às estatísticas de vendas, entre muitas outras opções.

 

 

2. Design adaptável a cada dispositivo

É importante que seu site seja responsivo, ou seja, se apresente da mesma forma, independente do dispositivo que seu cliente utilizará para acessá-lo, seja no smartphone, tablet ou computador. Vale lembrar que os sites responsivos têm maior exibição e alcance nas pesquisas do Google. Portanto, vale a pena investir nesse item!

3. Use as redes sociais para divulgar e expandir o seu negócio

De acordo com o relatório “Digital In 2020”, feito pela We Are Social e Hootsuite, existem 140 milhões de usuários brasileiros ativos nas redes sociais. Portanto, divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais é essencial para alavancar suas vendas, pois o alcance aos clientes potenciais é gigantesco.

Entenda a necessidade e crie conteúdo relevante para o seu público. Identifique em quais redes sociais seus clientes estão mais presentes, e invista nelas! Se o seu orçamento permitir, e houver necessidade, invista em posts patrocinados também.

E, não se esqueça: interaja com seu público, sempre! Faça enquetes, responda aos comentários, coloque-se à disposição e seja acessível! Essa proximidade vai gerar ainda mais engajamento à sua marca e encantamento aos seus clientes.

Fonte: Pag|Brasil

 

4. Use imagens de alta resolução e crie descrições detalhadas dos produtos

As fotos são o primeiro contato que seus clientes têm com os seus produtos, por isso, o ideal é que as imagens sejam de alta resolução e mostrem a maior quantidade de detalhes possível. Tire as fotos em ambientes bem iluminados (vale investir em acessórios de iluminação artificial, como a luz de LED, por exemplo), e, em fundos neutros que destaquem os itens.

Nas descrições, escreva todos os detalhes dos produtos, como suas dimensões (altura x largura x profundidade), formas de pagamento, valores, e todas as informações que julgar necessárias – quanto mais detalhadas forem, maior a chance do cliente efetuar a compra.


5. Faça promoções e ofereça descontos

Quem não gosta de desconto e promoção? As promoções/descontos são uma forma de fidelizar os clientes, novos e antigos, e ainda garantir indicações. Oferecer cupons de desconto para as próximas compras é uma ótima forma de fazer com que seus clientes tenham interesse em voltar sempre ao seu e-commerce. Já as promoções, além de movimentar os produtos em estoque, aumentam o número de vendas e podem, também, ampliar sua base de clientes.

 

6. Disparo de e-mail marketing

O disparo de e-mail marketing é uma maneira de trazer de volta clientes que, por algum motivo, desistiram de sua compra virtual, fazer propaganda de seu e-commerce, marca, produtos, descontos e promoções. O e-mail marketing também é uma estratégia que gera aumento no tráfego do seu site, podendo, inclusive, gerar novas conversões.

Pode ser utilizado, também, como estratégia de relacionamento com seus clientes, enviado em aniversários e outras datas comemorativas – inclusive, oferecendo descontos em compras como presente, em comemoração à data especial; ou, ainda, para realizar pesquisas de satisfação e preferências do consumidor. Use imagens e textos criativos para atrair o seu público-alvo e criar mais identificação com a sua marca.

 

7. Chamada para ação (Call to action)

A técnica chamada para ação, nomeada em inglês como Call to action, nada mais é que adicionar uma chamada visual ou textual ao conteúdo (através de um botão, por exemplo), seja em seu site, e-mail marketing ou redes sociais, que redirecione os clientes ao seu e-commerce. O objetivo destas chamadas é impulsioná-los à compra dos seus produtos ou serviços, no momento em que virem o anúncio.

 

8. Excelência no atendimento

Por último, porém não menos importante (aliás, extremamente importante): prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes é fundamental! De nada adianta seu produto ser incrível e seu site ter uma apresentação impecável, se o seu atendimento for péssimo. A experiência do cliente traz fidelização e engajamento à sua marca. Seja educado e cordial, responda às dúvidas, agradeça os feedbacks, esteja disponível para oferecer o suporte necessário, interaja nas redes sociais, enfim, mantenha os dados atualizados e os canais de atendimento sempre abertos ao seu público.

 

Essas foram as 8 dicas para alavancar suas vendas e expandir sua presença na internet. Esperamos que tenha gostado e que o ajudem, ainda mais, nas estratégias de vendas de seus produtos e serviços!

 

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