Você está tendo problemas para enviar e-mails do seu site WordPress? Neste artigo, mostraremos como enviar e-mails do seu site WordPress usando o servidor SMTP do Gmail.

Por que e quando você precisa dos e-mails do servidor SMTP do Gmail para WordPress

Seu site WordPress envia e-mails para notificá-lo sobre o registro de novos usuários, redefinição de senha perdida, atualizações automáticas e até notificações de seus formulários de contato.

Por padrão, o WordPress usa a função de e-mail PHP para enviar notificações. No entanto, essa função não funciona conforme o esperado devido a vários motivos.

A maioria das empresas de hospedagem WordPress restringe o uso dessa função para evitar abusos e spam.

Os filtros de spam em provedores populares de serviços de e-mail verificam os e-mails recebidos para monitorar se eles são enviados de servidores autênticos. Os e-mails padrão do WordPress falham nessa verificação e, às vezes, podem nem chegar à pasta de spam.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o padrão do setor para o envio de e-mails. Diferentemente da função de correio PHP, o SMTP usa autenticação adequada, o que aumenta a capacidade de entrega de e-mails.

O Gmail fornece um serviço SMTP que você pode usar para enviar e-mails do seu site WordPress. Se você deseja apenas enviar e-mails de notificação do WordPress para você e para alguns usuários do site, os servidores SMTP do Gmail são a melhor opção.

No entanto, se você estiver planejando enviar e-mails de boletim informativo usando o WordPress, use um provedor de serviços de e-mail em massa.


Serviço SMTP gratuito versus pago do Gmail para WordPress

Você pode usar sua conta gratuita do Gmail para enviar e-mails do WordPress. No entanto, para uma melhor entrega, recomendamos o uso do G Suite pago .

Com o G Suite, você obtém seu próprio endereço de e-mail de marca profissional , como ([email protected]).

O G Suite exige que você adicione registros MX ao seu nome de domínio, o que significa que seus e-mails parecem vir de seu próprio nome de domínio, aumentando a autenticidade e garantindo uma melhor capacidade de entrega.


Como enviar e-mail usando o Tutorial em vídeo do Google SMTP

Se você preferir instruções escritas, continue lendo.


Como enviar e-mails do WordPress usando o servidor SMTP do Gmail

Se você decidiu usar o G Suite, primeiro precisa configurar seu domínio para funcionar com o Google Apps. Temos um tutorial passo a passo sobre como configurar um endereço de e-mail profissional com o G Suite.

As demais instruções são as mesmas, independentemente de você estar usando uma conta paga ou gratuita do Gmail.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin SMP WP Mail. Para mais detalhes, consulte o nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin do WordPress .

O WP Mail SMTP é o melhor plugin para SMTP do WordPress no mercado. Ele permite que você use facilmente qualquer servidor SMTP para enviar e-mails do WordPress com maior capacidade de entrega.

Após a ativação, você precisa visitar a página Configurações »WP Mail SMTP para definir as configurações do plugin.

Configurações SMTP do WP Mail

Primeiro, certifique-se de usar seu endereço de e-mail do Gmail no campo “De e-mail”. Em seguida, você precisa fornecer o nome do remetente.

O plugin SMP do WP Mail oferece duas maneiras de conectar seu site WordPress aos servidores do Gmail.

O primeiro método usa autenticação OAuth. Este é um método mais seguro para enviar e-mails usando os servidores do Gmail.

O segundo método é inserir as configurações SMTP do Gmail manualmente. Este método não é recomendado porque é menos seguro.

Dito isto, vamos configurar o WordPress para usar o Gmail SMTP para enviar e-mails.


Método 1: configurando o Gmail para enviar e-mails do WordPress usando o protocolo OAuth

Este método é recomendado para todos os usuários. É mais seguro e, uma vez configurado, você nunca mais precisará fazer isso.

Você precisa começar selecionando o Gmail como seu remetente e definir o caminho de retorno como o remetente.

Selecione Gmail e defina o caminho de retorno

Em seguida, você verá a opção de inserir seu ID do cliente, Segredo do cliente e um URL no campo ‘URI de redirecionamento autorizado’.

Vamos configurar esses campos.


Criando um aplicativo e gerando chaves de API para o Gmail

Visite o site do Google Developers Console e crie um novo projeto.

Crie um novo projeto do Google Developer Console

Se você não vir o botão azul para criar um projeto, também poderá clicar em suspenso selecione um projeto e criar um novo projeto.

Você será solicitado a fornecer um nome para o seu projeto. Dê um nome memorável para que você possa reconhecê-lo facilmente no futuro.

Dê um nome ao seu projeto

Depois disso, clique no botão criar para continuar.

O console do desenvolvedor agora criará seu projeto e o levará ao painel. O Google oferece aos desenvolvedores acesso a muitas de suas APIs e serviços. Você precisa ativar as APIs necessárias para este projeto.

Ativar APIs

Clique no botão Ativar APIs e serviços para continuar.

Isso levará você à página da biblioteca de APIs. Em seguida, você precisa digitar o Gmail na caixa de pesquisa para encontrar rapidamente a API do Gmail e clicar para selecioná-la.

Selecione a API do Gmail

Agora você verá uma visão geral da API e o que ela pode fazer. Basta clicar no botão ‘Ativar’ para continuar.

API do Enale Gmail

Agora que sua API está ativada, a próxima etapa é criar credenciais que você pode usar nas configurações do plugin SMP WP Mail.

Clique no botão criar credenciais para continuar.

Criar credenciais

Na próxima tela, você precisará selecionar ‘JavaScript do navegador da Web’ no campo ‘Onde você chamará a API de’ . Depois disso, clique na opção ‘Dados do usuário’.

Credenciais da API, etapa 1

Para continuar, clique em ‘De que credenciais eu preciso?’ botão.

Agora, você será solicitado a fornecer um nome para o nome do seu cliente OAuth. Você pode inserir ‘WP Mail SMTP’ aqui.

Credenciais da API, etapa 2

No campo Origens do JavaScript, você precisa adicionar o nome de domínio do seu site. Em seguida, você precisa copiar e colar o URL de redirecionamento autorizado nas configurações do plug-in SMP do WP Mail.

Depois disso, clique no botão ‘Criar ID do cliente’ para continuar.

Em seguida, é necessário inserir um nome para a tela de consentimento do OAuth. Você pode colocar o nome do plugin aqui.

Tela de consentimento

Depois de inserir os detalhes, clique no botão Continuar e o console do desenvolvedor mostrará seu ID do cliente. Você pode copiar e colar isso na página de configurações do plugin SMP WP Mail. No entanto, você ainda precisará adicionar sua chave secreta do cliente.

Obtendo seu ID do Cliente

Vá em frente e clique no botão Concluído para continuar.

Agora você será direcionado para a página de credenciais do seu projeto. Nesta página, você pode ver suas credenciais criadas recentemente listadas aqui. Você precisa clicar no ícone de edição ao lado de suas credenciais para continuar.

Editar credenciais

Isso levará você à página de edição de credenciais, na qual poderá ver a chave secreta do cliente. Você precisa copiar e colar a chave na página de configurações do seu plugin.

Chave secreta do cliente

Volte para a página de configurações do plugin na sua área de administração do WordPress. Agora que você possui o ID do cliente e as chaves secretas do cliente, clique no botão Salvar configurações para continuar.

Salvar credenciais do cliente nas configurações do plug-in

O plugin agora armazenará suas configurações e recarregará a página. Depois disso, você precisa rolar para a parte inferior da página de configurações e clicar no botão ‘Permitir que o plugin envie e-mails usando sua conta do Google’.

Permitir que o plugin envie emails

Isso levará você à sua conta no Google e você será solicitado a conceder ao site permissão para enviar e-mails em seu nome.

Permitir Gmail

Clique no botão Permitir para dar permissões.

Depois disso, você será redirecionado de volta ao seu site, onde verá uma mensagem de sucesso.

Conectado com sucesso

Método 2: configurando o SMTP do Gmail como remetente do SMTP

Esse método permite que você se conecte manualmente aos servidores SMTP do Gmail para enviar seus emails do WordPress.

Primeiro, você precisa visitar a página Configurações »WP Mail SMTP para definir as configurações do plugin.

Você precisa começar fornecendo o endereço do Gmail que deseja usar no campo ‘De e-mail’ e seu nome no campo De ‘Nome’.

SMTP do Gmail

Em seguida, você precisa selecionar ‘Other SMTP’ como seu mailer e marcar a caixa ao lado para retornar o caminho.

Depois disso, role para baixo até a seção Outros SMTP para definir mais configurações.

Configurações de SMTP do Gmail para o plugin SMP WP Mail

Aqui está a configuração exata que você precisa adicionar nas configurações do plugin:

  • Host SMTP: smtp.gmail.com
  • Porta SMTP: 465
  • Criptografia: use criptografia SSL
  • Autenticação: ative a autenticação
  • Nome de usuário: seu endereço completo do Gmail, por exemplo, [email protected] ou [email protected]
  • Senha: senha da sua conta do Gmail

Quando terminar, clique no botão Salvar alterações para armazenar suas configurações.

Isso é tudo, você configurou com êxito o WP Mail SMTP para usar os servidores SMTP do Gmail.

Nota: Se você usar o método dois, saiba que é menos seguro porque sua senha é armazenada em texto. Você pode melhorar isso usando a dica de constantes , mas é altamente recomendável usar o Método 1.


Testando as configurações SMTP do WP Mail

O plugin SMP do WP Mail permite testar suas configurações de e-mail, para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Você precisa visitar a página Configurações »WP Mail SMTP e clicar na guia ‘Email Test’. Basta fornecer um endereço de e-mail que você possa acessar no campo enviar para e clicar no botão enviar e-mail.

Enviar email de teste

Você verá uma mensagem de sucesso. Agora você pode verificar sua caixa de entrada para ver uma mensagem com a linha de assunto ‘WP Mail SMTP: Test Email to…’.

Isso é tudo, você configurou com sucesso o seu site WordPress para enviar e-mails usando os servidores SMTP do Gmail.

Obtenha mais com o WP Mail SMTP Pro

Se você quiser ainda mais funcionalidades, tente o WP Mail SMTP Pro .

Com a versão Pro do plugin, você pode se conectar com:

  • G Suite / Gmail
  • Amazon SES
  • Mailgun
  • Office 365 / Outlook.com
  • SendGrid
  • E mais

Você também recebe recursos adicionais, como logs de e-mail, capacidade de ajustar / controlar quais notificações o site WordPress envia e muito mais.


Solução de problemas do SMTP não funcionando do Gmail

Vimos que os usuários encontram poucos problemas ao usar o SMTP do Gmail com determinadas configurações de hospedagem compartilhada .

Siga as etapas abaixo para corrigir o problema de SMTP do Gmail:

  1. Faça login na sua conta cPanel e crie uma conta de e-mail que corresponda ao seu endereço de e-mail do Google Apps. Isso pode parecer estranho, porque você não está usando seu servidor para e-mails. Esta etapa basicamente “engana” seu servidor, acreditando que você está enviando o e-mail pelo servidor.
  2. Na sua conta cPanel, acesse os Registros MX e altere o roteamento MX de automático para remoto. Pode ser um pouco difícil de encontrar, já que cada host agora tem uma interface cPanel personalizada. Você precisa procurar um pequeno link ao lado do MX que diz Roteamento de E-mail: Trocador de Correio Remoto.
  3. Depois disso, faça login novamente no seu site WordPress e envie um e-mail de teste.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como enviar e-mail no WordPress usando o servidor SMTP do Gmail.

Se você gostou deste artigo, assista aos tutoriais em vídeo em nosso canal do YouTube . Você também pode encontrar-nos no Instagram e no Facebook .

Fonte: WPBeginner