Uma das perguntas que frequentemente ouvimos dos leitores é: como faço para que links adicionais apareçam nos resultados de pesquisa do meu site no Google?

Às vezes, ao pesquisar o nome de uma empresa no Google (como “wpbeginner”), você pode perceber que a lista de pesquisa é maior do que outras porque contém links de sites para outras páginas importantes do site.

Esses sitelinks no Google ajudam sua marca a se destacar e obter mais exposição. Neste artigo, vamos compartilhar como você pode obter sitelinks do Google para o seu site WordPress.

Como este é um guia abrangente sobre como adicionar sitelinks do Google, criamos uma tabela de conteúdo para facilitar a navegação:

  • O que são Sitelinks do Google?
  • Por que os Sitelinks do Google são importantes?
  • Como obter Sitelinks do Google para seu site WordPress
  • Como adicionar a caixa de pesquisa de sitelinks do Google

O que são Sitelinks do Google?

Os sitelinks do Google são subpáginas adicionais que aparecem abaixo do primeiro site nos resultados de classificação do mecanismo de pesquisa (SERPs). Geralmente, são links internos para as páginas mais populares desse site. Os sitelinks do Google costumam ser exibidos quando você pesquisa por uma palavra-chave de marca específica, pois eles ajudam o usuário a navegar facilmente pelo site.

O número exato de sitelinks do Google pode variar para cada site. Uma pesquisa típica de marca no Google pode conter dois, quatro ou seis sitelinks exibidos abaixo do nome do site.

Aqui está um exemplo da aparência de um sitelink do Google:

Os sitelinks do Google são escolhidos por seu algoritmo para fornecer a melhor experiência do usuário, pois permite que os usuários acessem diretamente as páginas principais sem cliques extras.

Se o seu site for novo ou não receber muito tráfego, o Google não exibirá nenhum link de site para sua palavra-chave.

Não se preocupe, compartilharemos algumas dicas sobre como influenciar os sitelinks do Google para seu site. Mas antes de fazermos isso, vamos falar sobre por que os sitelinks do Google são importantes.

Por que os Sitelinks do Google são importantes?

Os sitelinks do Google são cobiçados por proprietários de empresas e profissionais de SEO porque ajudam a destacar sua marca. Aqui estão os 5 principais motivos pelos quais os sitelinks do Google são importantes.

1. Os Sitelinks do Google melhoram sua taxa de cliques (CTR)

Os sitelinks do Google são cobiçados por proprietários de empresas e profissionais de SEO porque ajudam a destacar sua marca. Aqui estão os 5 principais motivos pelos quais os sitelinks do Google são importantes.

Estudos mostram que os três primeiros lugares no Google recebem mais cliques. Quando os sitelinks são exibidos para uma marca específica, ele ocupa o mesmo espaço que três listagens de pesquisa regulares.

Isso aumenta significativamente sua taxa geral de cliques. Simplificando, mais visitantes visitarão seu site a partir da palavra-chave.

2. Os Sitelinks do Google ajudam a construir confiança e credibilidade

Como mencionamos anteriormente, os Sitelinks do Google não são exibidos para todos os sites. Quando o Google exibe sitelinks para uma marca, isso significa que um site é popular, está bem otimizado e / ou que o Google acredita que os resultados são úteis para o visitante.

Os sitelinks do Google ocupam muito espaço na tela (um espaço digital). Isso informa ao usuário que o Google acredita que o resultado nº 1 é muito mais relevante do que outros na página.

No celular, os mesmos sitelinks ocupam ainda mais espaço na tela, destacando ainda mais a credibilidade da marca.

3. Os Sitelinks do Google podem aumentar o conhecimento do produto

Os sitelinks do Google destacam as páginas mais importantes do site. Isso se baseia no que o algoritmo do Google acredita ser o mais relevante para a intenção de pesquisa do usuário.

Para uma empresa como a OptinMonster, que utilizamos como exemplo abaixo, isso funciona muito bem porque permite que novos usuários conheçam rapidamente seus produtos, recursos, preços e até mesmo o conteúdo do blog.

Um novo usuário pode não saber que o blog OptinMonster tem as melhores dicas de otimização de conversão, mas por causa dos sitelinks do Google, é mais provável que ele dê uma olhada.

Para um site de comércio eletrônico ou loja online, os sitelinks do Google podem até mostrar resultados mais personalizados para ajudar os usuários a descobrir e comprar rapidamente os produtos disponíveis.

Por exemplo, quando procuramos Apple, os sitelinks do Google são personalizados para mostrar não apenas os principais produtos da Apple, mas também as lojas físicas da Apple mais próximas.

Isso nos permite descobrir facilmente os principais produtos da Apple e até mesmo ter acesso com um clique às lojas, horários e orientações. Isso é extremamente útil e torna muito mais provável que o usuário faça uma compra.

4. Os Sitelinks do Google permitem que os usuários descubram as páginas principais

Os sitelinks do Google também podem atuar como um ótimo ponto de “comece aqui” para sites com muito conteúdo. Isso torna mais fácil para os usuários descobrirem as principais páginas do seu site.

Por exemplo, se um novo usuário pesquisar WPBeginner, ele verá nosso conteúdo mais popular (e mais útil) primeiro, como nossa página Comece aqui, nosso guia sobre como começar um blog, como fazer um site, nosso mais de 200 WordPress categoria tutoriais, nossa categoria Guia para iniciantes em WordPress e, claro, nosso blog em WordPress.

5. A Pesquisa de Sitelinks do Google permite que os usuários naveguem em páginas mais profundas

Para alguns sites, os sitelinks do Google podem ser acompanhados por uma caixa de pesquisa específica do site dedicada. Esta caixa de pesquisa de sitelinks do Google permite que os usuários pesquisem dentro de um site específico diretamente do Google.

Este é um recurso extremamente poderoso, então o Google só o adiciona para sites com muito conteúdo, pois acredita que incluir uma caixa de pesquisa será o mais útil para o usuário.

A caixa de pesquisa do Google Sitelink só aparece com sites que contêm muito conteúdo, como WPBeginner, YouTube, Wikipedia, etc.

Agora que você sabe a importância dos sitelinks do Google, vamos dar uma olhada em como adicionar sitelinks do Google ao seu site.

Como obter Sitelinks do Google para seu site WordPress

Não há uma maneira garantida de obter Sitelinks do Google para seu site. Ao contrário de outros recursos de SEO, não há nenhum botão no qual você possa clicar no Google Search Console para ativar os sitelinks para seu site WordPress.

Os sitelinks do Google são automatizados e exibidos inteiramente com base no algoritmo do Google. No entanto, você pode seguir certas práticas recomendadas de SEO para melhorar significativamente suas chances de obter links de sites do Google para o seu site.

Vamos dar uma olhada nas 8 práticas recomendadas para obter sitelinks para seu site.

1. O nome do seu site deve ser exclusivo

Se você tem uma marca genérica como “Consultoria Especializada em RH Global”, provavelmente terá dificuldade para se classificar no topo. Mesmo se você chegar à posição # 1, o Google ainda terá dificuldade em decidir se o usuário está realmente procurando por sua empresa ou o tópico geral.

É por isso que nomes de marcas genéricos não têm sitelinks:

A menos, é claro, que sua marca se torne um nome familiar como Apple, caso em que o Google sabe que a intenção de pesquisa é para pessoas interessadas na empresa de tecnologia, Apple, e não na fruta.

Visto que a maioria das empresas não tem orçamento de marketing como a Apple para se tornar uma marca mundial, é melhor selecionar um nome mais exclusivo para sua empresa, como WPBeginner, OptinMonster, etc.

Agora, se você já tem uma marca estabelecida, definitivamente não recomendamos alterá-la apenas para obter sitelinks, porque essa é uma tarefa muito complicada e tem seus próprios riscos.

2. Classifique-se na posição # 1 para sua marca

Como mencionamos anteriormente, os sitelinks do Google são atribuídos apenas ao primeiro resultado da pesquisa, portanto, você precisa trabalhar na classificação 1 para o termo de sua marca.

Isso pode levar algum tempo para uma nova empresa, mas com promoção suficiente você pode chegar lá.

Para melhorar a classificação do seu site, você também precisa fazer pesquisas de palavras-chave e escrever posts de blog de qualidade otimizados para SEO. Depois disso, você precisa obter backlinks para seu site.

3. Use dados estruturados adequados para SEO

Os motores de busca usam bots automatizados para rastrear e indexar seu site. Esses robôs de mecanismo de pesquisa procuram dados estruturados para entender melhor o que é o site e a página específica.

Os dados estruturados podem ajudar a aumentar suas chances de obter um sitelink do Google, um snippet em destaque e até mesmo aparecer na caixa de respostas.

Você pode configurar isso usando um plugin de SEO para WordPress como Yoast SEO, All in One SEO ou outro plugin semelhante que permite adicionar metadados e outros elementos de esquema.

Novamente, como qualquer outra coisa, as marcações de esquema ou dados estruturados não garantem que o Google adicionará sitelinks, mas definitivamente aumentam suas chances.

4. Tenha estrutura e navegação claras para o site

Como proprietário de um site, é sua função garantir que o Google e outros mecanismos de pesquisa possam encontrar facilmente o caminho em seu site.

Você pode fazer isso organizando suas páginas principais em menus suspensos hierárquicos bem pensados do WordPress.

Você pode adicionar navegação breadcrumb em seu site para tornar mais fácil para os usuários e mecanismos de pesquisa ver a estrutura do site.

Você também precisa se certificar de que as páginas importantes do site, como Sobre, Preços, Contato, etc., foram criadas e vinculadas a partir de várias áreas do seu site.

5. Crie um Sitemap e adicione seu site ao Google Search Console

O Google e outros mecanismos de pesquisa contam com sitemaps XML para descobrir e indexar adequadamente todas as páginas do seu site.

Você precisa criar um mapa do site XML e, em seguida, enviá-lo ao console de pesquisa do Google.

Isso tornará mais fácil para o Google descobrir todas as páginas do seu site e também pode ajudar a aumentar suas chances de obter um sitelink do Google.

6. Faça da ligação interna um hábito

A vinculação interna é uma das partes mais importantes do SEO na página. Você precisa se certificar de que usa links frequentes para as principais páginas internas do seu site.

Como o Google usa backlinks como um sinal de classificação, os links internos ajudam o Google a ver quais páginas são as mais importantes em seu site.

7. Melhore os títulos das páginas e torne-os relevantes

Os títulos das páginas são provavelmente o elemento de SEO mais importante na página. Você precisa ter certeza de que o título da sua página é relevante para a palavra-chave que você está tentando classificar.

O Google usa títulos de página para gerar os sitelinks, então você precisa se certificar de que os títulos de suas páginas são relevantes.

No exemplo abaixo, a equipe TrustPulse fez um ótimo trabalho com os títulos de suas páginas:

A equipe TrustPulse fez um ótimo trabalho com os títulos de suas páginas:

8. Aumente o conhecimento da sua marca

Como mencionamos anteriormente, esses sitelinks do Google são normalmente exibidos para sites estabelecidos.

Você não precisa ser uma grande marca, mas precisa aumentar a conscientização o suficiente para que o Google perceba você.

A autoridade e a presença on-line do seu site desempenham um fator importante no algoritmo de classificação do Google.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para aumentar o conhecimento da sua marca:

  • Crie perfis nas redes sociais para a sua marca e certifique-se de que têm um link para você
  • Obtenha avaliações de negócios positivas sobre sua marca no Facebook, Yelp, Google e outros agregadores de avaliações.
  • Blog de visitantes em sites populares da indústria
  • Participe de discussões da comunidade e / ou dê entrevistas
  • Faça comunicados à imprensa e entre em contato com veículos de notícias para cobrir sua marca

O conhecimento da marca ajuda a aumentar o número de pesquisas de marca, que é um indicador que o Google usa para determinar se Sitelinks devem ser adicionados para aquele termo específico.

Como adicionar a caixa de pesquisa de sitelinks do Google

Assim como os sitelinks do Google, a caixa de pesquisa com sitelinks também é adicionada com base no critério do Google. A caixa de pesquisa de sitelinks do Google é normalmente dedicada a sites com um grande número de conteúdo, como WPBeginner, Wikipedia, YouTube etc.

Com isso dito, você pode adicionar alguns trechos de código em seu site para incentivar o Google a exibir uma caixa de pesquisa do site junto com seus sitelinks do Google.

Se você estiver usando o plug-in Yoast SEO, ele adiciona a marcação JSON + LD para pesquisa de sites automaticamente.

Caso contrário, você pode usar o plug-in Sitelinks Search Box para adicionar a marcação de esquema JSON LD relevante.

Perguntas frequentes sobre os Sitelinks do Google

Como faço para remover sitelinks do Google?

No passado, o Google permitia que os webmasters “rebaixassem” sitelinks do console de pesquisa do Google. No entanto, essa opção foi removida para simplificar as coisas. A única maneira de remover uma página específica dos sitelinks do Google é excluindo a página ou configurando-a como noindex. Não há como desativar os sitelinks do Google depois de adicionados, a menos que você desindexe todo o site, o que não é recomendado.

Como faço para alterar Sitelinks no Google?

Não há como alterar os Sitelinks no Google. O algoritmo do Google seleciona automaticamente as páginas relevantes em seu site e as adiciona ao sitelink. Você pode personalizar os títulos das páginas, mas depende inteiramente do Google quanto ao texto que eles exibem. Não há como editar o texto nos sitelinks do Google, pois ele é automatizado.

Posso pagar para obter sitelinks do Google?

Às vezes, os iniciantes podem confundir os sitelinks do Google com a extensão do Sitelink do Google Adwords. Quando você paga por anúncios, o Google permite que você use a extensão de sitelink para adicionar outros sublinks como parte de seu anúncio. Isso não influencia os sitelinks do Google em sua listagem orgânica.

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