Oi pessoal, tudo beleza?

Neste vídeo, mostro como monitorar as pesquisas no meu site com Google Analytics. É bem simples e rápido, e em menos de 5 minutos já consegue implementar em seus sites.

Assista até o final e não esqueça de curtir o vídeo!

Primeiramente, é necessário configurar a Pesquisa no site para cada vista de relatórios que você deseja usar para se informar sobre as atividades de pesquisa dos usuários. Para configurar a Pesquisa no site de uma vista:

1 – Faça login na sua conta do Google Analytics.

2 – Clique em Administrador e navegue até a vista em que você quer configurar a Pesquisa no site.

3 – Clique em Configurações da vista.

4 – Em Configurações da Pesquisa no site, defina o acompanhamento da Pesquisa no site como Ativo.

5 – No campo Parâmetro de consulta, digite as palavras que designam parâmetros de consulta internos, como term,search,query,keywords. Em alguns casos, esses parâmetros são identificados apenas por uma letra, como s ou q. Insira até cinco deles, separados por vírgulas. Não digite caracteres adicionais. Por exemplo, se o parâmetro de consulta for designado pela letra q, digite apenas q (e não q=). Consulte Como identificar parâmetros de consulta de pesquisa, a seguir.

6 – Escolha se o Google Analytics eliminará o parâmetro de consulta do seu URL. Não será removido nenhum outro parâmetro do mesmo URL, exceto aqueles que você informou.

7 – Ative ou desative as Categorias da pesquisa no site. Se os usuários puderem usar o recurso de refinar pesquisas no seu site, inclua essa informação nos seus relatórios. Por exemplo, os usuários podem pesquisar “chromebook” depois de refinar a categoria como “laptops. Nesse caso, o URL de pesquisa no site teria a seguinte aparência: …?q=chromebook&sc=laptop.

Se você deixar as categorias DESATIVADAS, poderá concluir o processo. Clique em Salvar.

Se optar por deixar as categorias ATIVADAS:

No campo Parâmetro de categoria, digite as letras que designam uma categoria de pesquisa interna como “cat,qc,sc”. Da mesma forma que você fez com o campo “Parâmetro de consulta”, digite somente os caracteres do parâmetro, por exemplo, “sc”, e não “sc=”.

Escolha se o Google Analytics eliminará os parâmetros de categoria do seu URL.
Não será eliminado nenhum outro parâmetro do mesmo URL, exceto aqueles que você forneceu. O efeito é o mesmo de excluir parâmetros de consulta de URL na sua vista principal de relatórios. Se você eliminar os parâmetros de categoria da sua vista de Pesquisa no site, não terá que excluí-los novamente da sua vista principal.

Clique em Salvar.
PRONTO!!!

Para mais conteúdos, siga a Farnesi Digital no YouTube, Facebook e Instagram!