Deseja limpar sua biblioteca de mídia do WordPress? O WordPress faz várias cópias dos arquivos de mídia que carregam e, com o tempo, isso leva a uma tonelada de arquivos em armazenamento que não são usados ​​em nenhum lugar do seu site.

A limpeza da sua biblioteca de mídia do WordPress economiza espaço em disco no servidor de hospedagem e reduz os tamanhos de backup (os quais ajudarão você a economizar custos).

Neste artigo, mostraremos como limpar facilmente sua biblioteca de mídia do WordPress passo a passo.

Por que limpar a biblioteca de mídia do WordPress?

O WordPress cria várias cópias de cada imagem que você carrega no seu site. Os temas e plugins do WordPress também podem solicitar tamanhos de imagem adicionais .

Além desses tamanhos de imagem, você também pode enviar uma tonelada de imagens que realmente não são usadas em nenhum lugar do seu site.

Esses arquivos de mídia ocupam espaço em disco no servidor de hospedagem WordPress . Eles também aumentam os tamanhos de backup do WordPress, o que significa que leva mais tempo para fazer backup, transferir e restaurar seu site.

Se você estiver executando um site WordPress há algum tempo, poderá se beneficiar da limpeza da biblioteca de mídia do WordPress.

Dito isto, vamos dar uma olhada em como limpar facilmente a biblioteca de mídia do WordPress.

Neste tutorial, abordaremos dois plugins diferentes e você pode escolher o que parecer mais fácil.

Nota: Você limpará os arquivos de mídia não utilizados excluindo-os para sempre. Essa ação não pode ser desfeita. Verifique se você possui um backup completo do WordPress antes de prosseguir.

Método 1. Limpe a Biblioteca de Mídia do WordPress usando o Media Cleaner

Para esse método, usaremos o plugin Media Cleaner. Está disponível como um plug-in gratuito com uma versão pro disponível com mais alguns recursos.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plug-in Media Cleaner . Para mais detalhes, consulte o nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin do WordPress .

Após a ativação, vá para a página Mídia »Limpador para analisar sua biblioteca de mídia do WordPress. O plugin pode solicitar que você se redefina; durante esse processo, ele criará uma nova tabela no banco de dados do WordPress para armazenar dados.

Depois disso, você precisa clicar no botão Iniciar digitalização para executar a análise de mídia.

O Media Cleaner agora procurará arquivos na sua biblioteca de mídia e nas postagens / páginas do WordPress. Ele tentará encontrar os arquivos que estão na sua biblioteca de mídia, mas não são usados ​​no seu site.

Isso pode demorar um pouco, dependendo do tamanho da sua biblioteca de mídia e do conteúdo que você possui.

Depois de concluído, você verá uma lista de resultados. Ele mostrará todos os arquivos de mídia que não estão em uso no momento no seu site.

Você pode selecionar os arquivos que não deseja manter e excluí-los. Você também pode clicar no botão Excluir tudo para excluir instantaneamente todos os arquivos de mídia não utilizados.

Limpar a biblioteca de mídia do WordPress usando o Media Dedupper

Para esse método, usaremos o plug-in Media Dedupper. Também está disponível na versão gratuita e paga.

No entanto, recomendamos o uso da versão pro, pois permite evitar a exclusão de imagens duplicadas na galeria do WordPress, Yoast SEO, WooCommerce e muito mais.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plug- in Media Dedupper . Para mais detalhes, consulte o nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin do WordPress .

Após a ativação, você precisa visitar a página Mídia »Gerenciar duplicatas e clicar no botão Indexar mídia para analisar sua biblioteca de mídia.

O plug-in começará a analisar sua biblioteca de mídia e listará todas as imagens duplicadas. Você pode ver se uma imagem duplicada é usada no seu site.

Após revisar os arquivos, você pode selecionar todos os arquivos ou duplicatas específicas. Em seguida, basta selecionar ‘Exclusão inteligente’ no menu suspenso Ações em massa e clicar no botão Aplicar.

O recurso Exclusão inteligente garantirá que as imagens que estão sendo usadas no seu site não sejam excluídas. Ele também mesclará imagens duplicadas, permitindo que você reutilize arquivos de mídia sem precisar reenviar o mesmo arquivo.

Otimizando seus arquivos de mídia

Agora que você cuidou das imagens duplicadas em seu site, a próxima etapa é otimizar seus arquivos de mídia existentes.

Muitos iniciantes carregam imagens diretamente de seus telefones e câmeras. Essas imagens de alta qualidade geralmente são grandes demais no tamanho do arquivo. Eles ocupam espaço em disco, aumentam os tamanhos de backup e afetam a velocidade e o desempenho do WordPress .

Fonte: WPBeginner