Hoje em dia, ter uma presença digital já é fundamental para quem quer se destacar no mercado em que atua, não importa o nicho. Mas, várias vezes as empresas não fazem ideia de como iniciar um projeto para ter uma boa presença digital e o site one page é uma excelente escolha.

Para sua marca conquistar uma presença digital realmente digna, aparecer nas pesquisas do Google é um fato. E, para isso, é preciso ter um endereço na web que ajude seus clientes conhecerem sua empresa e solicitar um atendimento. Com isso, o desenvolvimento de um site se torna uma tarefa inesquecível para uma empresa que está começando.

Mas se você já sabe um pouco sobre os requisitos necessários para o desenvolvimento de um website, já sabe que esse não é um projeto tão simples. Desenvolver um site otimizado para os buscadores, como o Google, e que atenda a todos os requisitos de uma boa estratégia de Marketing Digital, é um processo que exige tempo e dedicação.

Com isso, muitas marcas que não possuem toda essa capacidade ou investimento necessário, procuram formas menos complicadas de desenvolver seus websites. Foi aí que a tendência do site one page surgiu.

O que é um site one page?

Por mais óbvio que possa parecer, tem muita gente que não está familiarizada com o conceito de one page. Isso porque, apesar de ser uma tendência bastante popular atualmente, ela também não é muito antiga. Traduzindo literalmente, um site one page é aquele que só tem uma página – mas não é só isso. Existem muitos outros fatores que também devem ser questionados quando o assunto é site one page.

Um site one page tem como objetivo principal oferecer uma quantidade ideal de informação e conteúdo ao usuário. O foco é capturar a atenção do usuário em partes claramente importantes do seu conteúdo, sem permitir que ele se perca em páginas internas, como “sobre”, “contato”, etc. Um site one page deve ser claro e direto, aumentando as chances do usuário se interessar pelo que você oferece.

Para um site one page, “simplicidade” é a palavra de ordem. Remover informações óbvias e repetitivas, investindo em conteúdo direto e interessante para o visitante. Outra palavra interessante, aqui, é “storytelling”. Sites one page são ferramentas ideais para trabalhar esse tipo de marketing, porque eles se baseiam em uma história. Você envolve o visitante com o seu conteúdo para, no final, apresentar a tomada de uma ação.

Quais são as vantagens em investir em um site one page para a minha empresa?

Sabemos que a velocidade de carregamento de um site ajuda no SEO da página e está relacionada com uma boa experiência do usuário e cliente. Por isso, o Google já anunciou que a velocidade de um site é um fator fundamental para um bom ranqueamento em suas buscas orgânicas.

Esta técnica é reconhecida no universo do Marketing Digital como essencial para obter ótimos resultados. Quem nunca entrou em um site, e ao perceber que ele demoraria para carregar, fechou a janela e buscou outro site. Um site one page, devido ao seu número reduzido de páginas, carrega mais facilmente,  e acaba ajudando na experiência do usuário.

Bem como, um site one page é super fácil e intuitivo de navegar. Quando disponibilizam várias opções de cliques e navegação, o usuário pode se confundir e acabar não encontrando aquilo que buscava em sua página. Com os conteúdos em um site one page, o usuário não tem muitas opções. Basta rolar a página e assimilar o conteúdo. Quantas vezes não entramos em um site, e sequer encontramos o que estávamos procurando? É uma realidade muito comum por aí.

Vale lembrar também que um site one page entrega todo o conteúdo em apenas uma página e, justamente por isso, acaba por entregar tudo mais detalhado e direcionado a sua audiência.

Uma boa dica é por os dados mais importantes já no início da página: uma solicitação de contato ou o telefone devem estar logo no topo. Assim, se seu cliente está em busca de um contato para a solução que você oferece, terá muito mais facilidade em iniciar um atendimento.

Conclusão: um site one page deve ser intuitivo e rápido, não pobre. Muito pelo contrário. Aproveite o tempo que você vai economizar sem ter que pensar em diversos links para páginas internas e afins, e aposte em um design interativo com recursos incríveis de programação para gerar ao usuário uma experiência verdadeiramente inesquecível

Outro ponto que não podemos deixar de lado é que um site one page é facilmente adaptado aos diferentes tipos de dispositivos. É mais natural fazer com que seu site se adapte às diferentes resoluções, mas, mais do que isso, ele vai parecer ter sido feito para aquele dispositivo no qual ele está sendo visualizado.

E é claro que, se tratando de um site one page em WordPress é superimportante que você fique atento as milhares de possibilidades e plugins disponíveis para tornar a experiência do seu usuário ainda mais incrível. Vale lembrar também que um site one page possui um valor mais amigável, ou seja, o investimento acaba sendo menor devido a proporção do projeto.