O WhatsApp é uma das plataformas mais utilizadas pelos brasileiros para compra de produtos e serviços. Segundo uma pesquisa da Accenture, divulgada pela Exame, o número chega a 83%!

É um percentual incrível e impressionante!

  • Entre os países da América Latina, Brasil e Chile lideram o ranking de uso do WhatsApp para realizar compras (83%)
  • Em seguida, vêm Peru (77%), Colômbia (74%), Argentina (71%) e México (53%)
  • As pequenas empresas correspondem a 64% dos e-commerces que utilizam a plataforma como um dos seus principais canais de venda
  • As principais categorias de lojas são: alimentos frescos e/ou perecíveis, roupas e produtos de beleza

Perfil dos consumidores:

O WhatsApp é utilizado por homens e mulheres, de diferentes faixas etárias e classes sociais, sendo que:

  • Dos entrevistados, 89% das mulheres e 78% dos homens utilizam a plataforma para comprar
  • 85% dos usuários fazem parte da classe A, 87% da classe B e 97% da classe C
  • 83% dos entrevistados entre 18 e 31 anos utilizam o WhatsApp para fazer suas compras, 81% deles estão na faixa de 44 a 55 anos, e 74% com 56 anos ou mais

Por conta da pandemia e do isolamento social, houve um grande aumento na utilização do WhatsApp como loja virtual.

A cada 10 pessoas, 8 usam a plataforma para comprar. Agora, imagine quando o WhatsApp Pay, ferramenta criada pelo Banco Central para pagamentos dentro do próprio app, for totalmente liberada?

A tendência é que esse número não pare de crescer, principalmente por conta da facilidade em todo o processo de compra e pagamento!

E você, usa o WhatsApp para fazer suas compras? Conta pra gente!